- 13 de setembro de 2022
Tangerina, ponkan, bergamota, mexerica... e outros diversos nomes que se você é brasileiro já ouviu.
Essa fruta rica em carotenoides, flavonoides, vitamina C, vitamina A e vitamina B é conhecida em cada parte do Brasil por um nome, e as únicas diferenças podem ser apenas tamanho, textura e formato.
A Tangerina pode ter uma ação antioxidante que com certeza irá favorecer seu sistema imunológico, ajudando na prevenção da gripe e até mesmo do envelhecimento precoce, proveniente da ação da vitamina C no combate aos radicais livres e dos raios ultravioletas na pele, colaborando também na formação do colágeno, melhorando a hidratação e a elasticidade da pele.
Além disso, a pectina, celulose e lignina, fibras presentes na fruta, podem diminuir a absorção de gordura dos alimentos ingeridos, evitando a hipertensão e o aumento do colesterol LDL no sangue.
Se pudesse te dar uma dica, com certeza seria sobre o aproveitamento total de cada alimento, evitando desperdício de resíduos. Existem milhares de alimentos, incluindo as frutas que podem ser aproveitados integralmente, mas que muitas vezes são desprezados, assim como o caso da Tangerina. Suas folhas e casca podem ser utilizadas para o preparo de chás e até mesmo na fabricação de óleos essenciais.
Alguns estudos apontam o chá de folha de tangerina como potencial calmante natural, usado em casos de ansiedade. E além do chá, o suco de tangerina também é uma outra opção para os dias quentes. Sempre muito nutritivo, e com um ótimo potencial para sua saúde.
Prepara chá de folha de Tangerina.
- 200ML de água fervente
- 5 folhas orgânicas de tangerina (devidamente higienizadas)
Deixe em infusão e repousando por aproximadamente 10 minutos, beba e aprecie.
Autora
Vitoria Di Croce
Nutricionista Pós-graduada em Nutrição Clínica